De volta a vida universitária

sábado, 20 de setembro de 2008

Quando resolvi ficar por aqui não vou negar que senti aquele aperto por ter deixado três anos de faculdade para trás (sem contar é claro com as amizades que fiz na facul).

Mas sempre falava que não iria deixar de estudar e, mesmo que fosse em Portugal, iria terminar meu curso de jornalismo.

Tardou, mas não falhou!

Sim, tardou! Isso porque, diferente do Brasil, o ano letivo aqui em Portugal começa em Setembro. Então, como cheguei em Dezembro de 2007 tive que esperar todos esses meses para me candidatar a universidade.

Após envios de procurações para o Brasil, envios de documentos da faculdade para Portugal, autenticações em consulados, despesas com candidaturas, dúvidas sobre os processos seletivos, eu consegui!

Me candidatei na Universidade Nova de Lisboa, que é pública. Como muitas pessoas tinham dúvida e me perguntaram, vou fazer um resumo da ópera.

Não foi preciso fazer outra prova de seleção, pois, eu já havia sido avaliado pelo vestibular no Brasil.

O que me foi exigido foi o histórico das notas e faltas, as matérias que já havia cursado e uma carta da faculdade a explicar como era a forma avaliativa no Brasil.

A escolha daqueles que iriam entrar na Universidade daqui se daria por escolha das melhoras notas (ui) e aproveitamento universitário.

Não venham me tirar o mérito por não ter feito prova, afinal, eram apenas cinco vagas para transferência, e eu passei em terceiro! P.S.: Havia muitos inscritos!

Agora estou lá! Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL.

Já fui conhecer a Universidade. O campus tem uma estrutura fantástica, gente bonita e o mais interessante, muitos, mas muitos estrangeiros.

Essa semana estive lá duas vezes tentando montar a minha grade de matérias para o ano todo (missão complicadíssima). No primeiro dia troquei altos papos e tirei muitas dúvidas com uma “cabo-verdiana” que já estudava lá e também estava no dilema da construção da grade.

No segundo dia, conversei com uma norueguesa (loira e linda) que não falava nem “bom dia” em português e tive que explicar e ajudá-la a montar a sua grade (graças ao know-how adquirido no dia anterior com a cabo-verdiana).

Bem, as aulas começam nessa segunda (22/09), de volta a vida universitária, a rotina casa-trabalho vai ser quebrada e consequentemente espero ter mais assuntos para postar aqui!

Valeu galera! E obrigado a todos que me apoiaram!

0 COMEN TÁRIOS: