Você? Tu? E agora?

domingo, 21 de setembro de 2008

A conjugação dos verbos e a aplicação do sujeito nas frases aqui é um pouco complicada para quem está chegando (e muitas vezes também para quem já está aqui a algum tempo).

Existe uma grande diferença na aplicação do você e do tu no Brasil e em Portugal.

No Brasil quando temos intimidade, ou somos amigos de alguém, nos referimos a pessoa como “você”, por exemplo: “como você está?”.

O “tu", tirando algumas minorias no Brasil, praticamente não é utilizado.

Em Portugal a coisa é completamente diferente.

Se você não conhece uma pessoa, ou não tem intimidade com a mesma, a forma de tratamento é o “você”. Agora pense a confusão que se passa na cabeça de um brasileiro tratar, por exemplo, um médico por você! Aos nossos ouvidos parece ser muito íntimo.

Já quando se é amigo ou conhecido pode-se tratar por “tu”. E aí vem a complicação novamente. Se você pensa em vir para Portugal pode ir treinando a conjugação do tu, por exemplo: “Como tu estás?”.

Já me aconteceu um caso engraçado sobre isso. Tenho uma amiga portuguesa chamada Cátia. Quando cheguei em Portugal saíamos juntos, ela passou a frequentar minha casa, ou seja, nos tornamos amigos. No entanto, sempre a tratava por “você”, mesmo pelo hábito brasileiro.

Até que um dia, durante uma conversa, ela olhou seriamente para mim e disse:

“Já somos amigos a algum tempo, tu não achas que está na hora de começares a me tratar por tu?”

Achei muito engraçado, pois, não tinha a noção que o “você” acabava por se tornar uma certa ofensa para as pessoas que são tuas amigas, uma espécie de “falta de intimidade”.

E foi a partir daí que comecei a me esforçar e conjugar o “tu” no dia-a-dia. Mesmo que no início saíssem algumas batotas do tipo “tus tas” ou “tu faz”.

2 COMEN TÁRIOS:

Cynthia Chantall disse...

Nossa, isso para mim não faz a menor diferença, sendo intimo ou não, vai ser ''você''. Heheheeee.

junior disse...

cara,so agora descobrir,o teu blog por isso este comentario tardio.espero que alguem leia,pois bem sou de belem-pa e aqui como em portugal usamos o tu com a conjugaçao igual a deles.e o mesmo habito de tratar de voce com quem nao temos imtimidade e as veses pelo fato das emisoras de tv do sudeste que xercem uma certa influencia.