Muito prazer, “Magalhães”!

sábado, 4 de outubro de 2008

Magalhães, esse sobrenome tão característico de Portugal, foi escolhido para nomear o novo projeto de expansão e acessibilidade tecnológica no país.

O Governo português fez um acordo com a Microsoft, Intel e várias companhias de telefonia móvel para levar computadores portáteis (notebooks) a mais de 500 mil alunos na rede de ensino pública.

Os computadores sairão a preços muito acessíveis, por volta de 50 € (cerca de R$ 125). Dependendo dos casos podem ser gratuitos se o estudante comprovar a carência familiar.

A Intel fabricará os computadores, a Microsoft entrará com o pacote completo de softwares e as companhias de celulares, como exemplo a TMN e Optimus, disponibilizará o acesso à internet móvel. O Governo fará a distribuição, do que eles chamam de “Movimento de modernização”.

Durante uma entrevista o Primeiro-ministro português, José Sócrates, declarou:

“Queremos que a escola pública portuguesa esteja na frente destas mudanças tecnológicas do mundo e o Magalhães é o produto de modernização do país”.

Pronto! É claro que a tecnologia ao alcance de todos ajuda o desenvolvimento do país. No entanto, afirmar que o Magalhães trará a modernização, já é demais.

O senhor Primeiro-ministro esquece que o incentivo a educação é essencial. Os jornais estão sempre cheios de notícias de falta de investimento na área.

Milhares de professores passaram em concurso e nunca foram chamados para lecionar. Salas de aula abarrotadas de alunos. Casos de agressões físicas e verbais aos professores. E para piorar, um programa de educação “camuflado” para aprovar alunos reprovados (já que aluno reprovado dá prejuízo ao governo).

Nesse artigo não vou sequer levar em conta o fato da comissão que o governo deve estar levando para publicitar o novo produto da Microsoft e Intel.

Agora o Primeiro-ministro vai te que criar uma lei para incentivo aos estudos, pois, com o Magalhães já imagino a cena: os alunos na sala de aula com computadores portáteis na internet usando os MSN’s, Orkut’s e Hi5’s enquanto o professor se desespera tentando dar uma aula.

Sem dúvida, daqui a alguns anos esse símbolo será o novo adesivo fixado em todas as salas de aula! Isso me fez lembrar o boom dos celulares anos atrás.

E salve a inclusão digital a qualquer custo e em qualquer lugar!


Crédito das fotos: http://www.allissonpaixao.blogger.com.br/ http://www.agencialusa.com.br

0 COMEN TÁRIOS: