O resultado da experiência CouchSurfing

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Alguns posts atrás eu expliquei o que era o CouchSurfing e comentei que teria minha primeira experiência recebendo pessoas na minha casa através desse site.

Dizem que a primeira vez é inesquecível! E foi mesmo assim!

Mesmo depois de ter aceitado a requisição dos americanos para virem se hospedar aqui em casa na viagem deles a Lisboa eu fiquei um bocado receoso, afinal de contas por mais que veja o perfil no site, você está colocando pessoas estranhas na sua casa.

Mas, no dia combinado fui ao aeroporto encontrá-los para começar então a experiência CouchSurfing. Eles são três americanos que estão fazendo um intercâmbio de um ano na Alemanha. O Jim é da Califórnia, o Sean é do Ohio e o Stephen da Virgínia.

Andamos tanto por Lisboa e praticamente conseguimos ver todos os pontos turísticos importantes da cidade, mas muito além do turismo, de acordo com eles, a nossa receptividade ao recebê-los fez toda a diferença para que Lisboa fosse uma das melhores viagens da vida deles.

Steph, Sean, Jim e eu no Parque das Nações

Depois que foi embora o Sean chegou a escrever no Facebook: “thinks lisbon is the coolest city in the world”.

Nos quatro dias que eles ficaram aqui a farra não parava. Apesar de os meus pais não falarem inglês, não me pergunte como, o diálogo fluía entre eles. Talvez fosse a cerveja associada a mímica. Ahh sim! Muita cerveja. Eles disseram que na Alemanha uma garrafa de um litro chega a custar 9€, quando viram aqui uma garrafa por 1€ quase ficaram loucos.

Todas as noites eram jantares, bebidas e muita diversão. Meus pais fizeram parte da festa e eu ali no meio fazendo tradução dos meus pais para eles e vice-versa.

Eu, meus pais e meu irmão com os americanos

Garanto que foi tão gratificante para nós os receber como foi para eles terem sido recebidos. Os amigos da minha família vinham para cá a noite para participar da festa e ríamos tanto que só contando assim não dá para acreditar.

Na noite de sexta-feira eu os levei para conhecer o Bairro Alto e encontramos lá com todos meus amigos da faculdade. Pensa então o tamanho da festa! Tá aí a foto que não me deixa mentir!

Toda a galera da facul reunida no Bairro Alto

A noite terminou com o Jim completamente bêbado, sentado na calçada, chorando e dizendo que “nobody cares about my feelings” e outras coisas em inglês enrolado que eu não entendi.

Em resumo, muitos passeios, praia, festas, noites, uma experiência cultural incrível!

Na praia com meus grande amigos portugueses Cátia e Dida

A despedida foi complicada para todo mundo! O Steph disse para mim e para meus pais que não tinha feito amigos em Portugal, e sim uma família! E garanto que a recíproca foi verdadeira.

E o convite foi feito para que eu vá surfar no sofá deles nos Estates! Vou planejar para o ano quem vem, quem sabe não vou parar na terra do Tio Sam?! Hum?

4 COMEN TÁRIOS:

Unknown disse...

deve ter sido mesmo uma experiencia unica!!
Parabens és bem aventureiro....loool

Renato Dering disse...

Aventuras são sempre boas, e aventuras na europa "indizíveis". É assim mesmo que se controe a vida, de momentos marcantes para que sejam sempre recordados.

ana disse...

oi freitas! parabens pela sua descriçao da primeira experiencia no cs! eu sou tambem couchsurfer, e gostaria d trocar umas ideias ctg acerca do projecto. quando quiseres passa la no site e envia uma msg pr mim atraves do cs. o meu member name é ana_goncalves86. bjs

ana disse...

oi freitas! parabens pela sua descriçao da primeira experiencia no cs! eu sou tambem couchsurfer, e gostaria d trocar umas ideias ctg acerca do projecto. quando quiseres passa la no site e envia uma msg pr mim atraves do cs. o meu member name é ana_goncalves86. bjs