Surpresa de Natal

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Hoje ao abrir a caixa do correio tive uma surpresa!

Encontrei um monte de imãs de empresas de gás uma carta endereçada a minha pessoa! Isso normalmente só acontece com as cartas-cobrança, mas isso é outra história!

Pois bem, a carta foi enviada pelo meu amigo Sean Davis, um dos americanos que esteve na minha casa em Junho pelo CouchSurfing, aquele site em que você pode hospedar ou ser hospedado por pessoas durante sua viagem.

Na carta Sean enviou uma página do jornal americano Dayton Daily News com uma matéria especial sobre o CouchSurfing em que ele foi entrevistado sobre a experiência que teve aqui em casa!

Está aqui o jornal digitalizado: (clique na imagem para ampliá-la)


Achei o máximo e com direito a foto da minha família com os meninos!

Na materia, Sean referiu que “the family cooked for him and taught him phrases in Portuguese” [a família cozinhou para ele e ensinou frases em português] e disse ainda que “You never would get that if you went by yourself and stayed in a hotel” [Você nunca iria conseguir isto se fosse sozinho e ficasse num hotel].

Recomento a experiência CouchSurfing a todos! E atitudes como essa do Sean fazem com que cada minuto vivido e a experiência que ganhamos valem mesmo a pena!

Thanks Sean!

Os portugueses e as meias brancas

sábado, 12 de dezembro de 2009


Acho que este é um dos posts mais inusitados que já escrevi no blog. Trata-se de meias! Isso mesmo, simplesmente meias! E acredite, a meia é um factor cultural completamente diferente entre Brasil e Portugal!

Eu descobri essa diferença cultural quando estava sentado com amigos na faculdade e cruzei uma perna sobre a outra, de modo que a meia ficou a mostra. Um dos meus amigos começou a rir-se a me chamar de "pé de gesso".

E foi nesse dia que eu descobri e passei a reparar que os portugueses não usam meias brancas! Mas quando eu digo que não usam, é não mesmo! Vale tudo: pretas, azuis, castanha [marron], multi coloridas, listradas, com bichinhos, bolinhas e estrelinha. Mas branca, não!

A explicação que os portugueses me deram é que usar meias brancas é uma característica do estilo bimbo (?) de ser. Sem perceber nada do que se tratava "ser um bimbo", recorri ao meu amigo Pedro Coelho que meu deu a mais linda e esclarecedora explicação que já alguma vez existiu sobre um bimbo(quase uma tese de mestrado):

"Um bimbo é um cidadão que pode ser de qualquer zona, região ou classe social e que tem algumas preferências bastante incomuns a vários níveis. O bimbo tem no seu automóvel vários cd's de Kizomba, Música Popular (aka Pimba) e ouve a Orbital. O bimbo pode usar acessórios de beleza, entre os quais um crucifixo, de ouro ou prata, que será acomodado no seu peito, por entre longas e belas ramagens da penugem lusitana. O bimbo tem no seu vestuário dois tipos de ocasião: O casamento da sobrinha e o diário. No casamento da sobrinha, o bimbo usará o mesmo fato que usou no seu casamento, até porque é o único que tem. A camisa branca, aberta de forma a mostrar o peito e o belíssimo crucifixo, objecto amovível da arte sacra, o sapato sem atacador [cadarço] bem lustrado, e a meia branca, outro acessório indispensável, que se fará notar sempre que o bimbo achar necessário - ao sentar, ao levantar, ao coçar a perna, etc. A meia branca pode ser simples ou o famoso modelo da raquete, muito em voga durante os anos 90, a década em que o bimbo se vulgarizou e mais proliferou em Portugal. A chamada geração Big Show SIC. Já a indumentária diária deste espécime humano, Super Bimbalus Bockis cinge-se a um uniforme simples e de utilização cómoda. A camisola de manga cava com espaço para deixar sair a masculinidade pujante do bimbo e com uma tradicional mancha de molho culinário, indicativa de que o bimbo não é dessas 'bichinhas' que come com todo o cuidado para não se sujar. Bimbo que honra o seu nome sugará a esparguete com intensidade, deixando pequenas gotículas de molho de tomate a decorar os seus trajes. A acompanhar este vestuário, a implacável calça desportiva, com riscas verticais sobre fundo azul, acetinado. Material da marca Ardidas ou com o galo semelhante ao da Le Coq Sportif. [...]O mindinho direito terá uma unha omnipresente e sempre proeminente, que pode chegar a dimensões de 1 a 5,50 cm, dependendo do escalão bimbo da pessoa em questão."

[trecho retirado de uma conversa no MSN mas que também pode ser encontrado no livro "COELHO, Pedro - 'A teoria bimbíca para além dos electrodomésticos (Bimby)', 2009"]

Em resumo, a meia branca é abominada em Portugal, diferentemente no Brasil em que o calor de 40ºC (na sombra) torna difícil, quase impossível, a utilização de meias pretas ou com um tom acima do cinza claro.

Para provar que essa teoria é verdadeira - e agora vem a parte insana da coisa - durante a noite eu pedi para meus amigos brazucas e portugas tirarem fotos das meias que estivessem calçando naquele momento e não dei maiores explicações para não estragar a veracidade da tese. Eis então que meus amigos [que cooperam com as minhas insanidades] enviaram as fotos e o resultado foi o esperado, vejam só:

FOTOS DO BRASIL


Agradecimentos pelas fotos em ordem: Felipe Vivas, Paulo Mourão, Jefferson, Maicon, Douglas, Léo, Mariza, Mônata, Aline e Bruno Sartor.

FOTOS DE PORTUGAL



Agradecimentos pelas fotos em ordem: Pedro Rebelo, Francisco Noras, Rita, Martinha, Diogo Alpendre, Pedro Rebelo [2], Renatinha e Samuel