Casamento homossexual em Portugal e as publicidades da TV

domingo, 31 de janeiro de 2010

Como futuro jornalista eu estou meio atrasado na transmissão da informação, mas é que estou realmente com pouco tempo para escrever e já devia ter feito um post sobre isto antes. Então, vamos a isto!

O facto é que no dia 8 de Janeiro deste ano o Parlamento português aprovou o projecto de lei que legaliza o matrimónio homossexual, mas rejeitou a adopção por parte dos casais gays. Mesmo assim, o acontecido foi comemorado pela comunidade GLBT pois representa um primeiro passo na conquista de igualdade de direitos.

Como este não é um blog meramente jornalístico e eu tenho a liberdade de expressar a minha opinião, tenho a dizer que essa “conquista” já veio tarde. Pela minha vivência em Portugal consigo notar claramente que o país é muito preso ao seu tradicionalismo e conservadorismo e aqui é natural “fechar os olhos” para estas questões “anti-moralistas”, não só com o homossexualismo, mas também com questões que envolvem, por exemplo, racismo, violência contra a mulher, aborto e drogas.

Prova do que estou dizendo é que foi feita uma pesquisa de opinião pública sobre o casamento homossexual e o resultado é que 49,5%, quase metade do país, é contra a união desses casais. Uma mentalidade um tanto quanto atrasada, ao meu modo de vista, se comparado, por exemplo, à Espanha que já permite esse tipo de união desde Julho de 2005.

Mas os passos para a conquista GLBT ainda não foiram dados com os dois pés, isto porque o projecto de lei tem que ser promulgado pelo Sr. Cavaco Silva, Presidente da República, que pertence ao partido de direita (mais conservador e que votou contra o projecto na Assembleia). O jeito é esperar a promulgação, ou não.

O mais interessante é que, aproveitando a onda da polémica homossexual, a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/SIDA resolveu colocar na TV, e na maioria das vezes em horário nobre, dois spots publicitários contra a SIDA [AIDS] intitulados “A prevenção faz parte da rotina” e que são protagonizados por casais de homens. Disponibilizo aqui as propagandas para quem tiver interesse em assistir:





E como diria uma amiga: “Fico a imaginar o meu avô, lá no baixo Alentejo, a ver esta publicidade e a pensar que o mundo está perdido”!

Mas é assim que as coisas funcionam, as mudanças são sempre abertas à resistência e as “conquistas” são alcançadas aos poucos, quer seja no homossexualismo, direitos da mulher, racismo ou o que for!

5 COMEN TÁRIOS:

Unknown disse...

Está mais do que na hora da União Civil entre pessoas do mesmo sexo e adoção acontecerem. Direitos iguais para todos!!

Belo texto Dude :)

Abração!!!

Samuel F. Pimenta disse...

Um óptimo post, Netto!
;)
Abraço!

Douglas Montielle disse...

Aqui no Brasil, vc sabe, as coisas são ainda mais atrasadas. Existe uma meia dúzia de projetos a favor tramitando, mas há uma corja de religiosos eleitos pelos seus currais eleitorias não os deixam avançar. A classe glbt ganha o comentário da população sendo exibida (sim, cheia de estereótipos, mas isso é outro assunto rs..) no Big Brother, mas segue em passos lentos no que se refere ao reconhecimento político.
Gostei do post! Só sou a favor de que o prefixo -ismo seja substituido pelo -ade, assim a homossexualidade se afasta um pouco da idéia de anormalidade e/ou doença que a acompanhou por tanto tempo.
Abraço!

m disse...

Portugal está muito àquem das expectativas... ainda! E de alcançar os pseudo-objectivos.. Um dia!
Mas, excelente post, Nettinho :)

Beijinhos grandes

Anônimo disse...

Sei que você não me conhece, mas andei lendo alguns posts seus e tô gostando bastante do seu blog. Achei que ele é até parecido com o meu, pois falo sobre vários temas e sobre coisas relacionadas a mim.
Achei o link do seu blog no Ainda é Tempo de Morangos e assim como você, estudo jornalismo. (:

Quanto ao post, também acho que a mentalidade dos portugueses está atrasada. Apesar de no Brasil o casamento gay não ser oficializado, a população é muito mais aberta com relação a esse assunto.

Bom, o endereço do meu blog é http://bastidoresdaprofissao.blogspot.com/ . Se tiver afim dá uma passada por lá. (: