Páscoa cá, Páscoa lá!

domingo, 4 de abril de 2010

Quando se vive em outro país é interessante ver a diferença cultural na comemoração de grandes datas. Hoje, por exemplo, é domingo de Páscoa.

No Brasil, a grande tradição são os ovos de Páscoa. São tantas variedades, marcas, tamanho e cores de ovos de chocolate que mal se consegue contar. Os supermercados ficam abarrotados de ovos por todos os lados, inclusive no tecto e nas paredes, como na foto ao lado.

Lembro-me que no domingo de Páscoa no Brasil eu acordava de manhã e já encontrava uma cesta com vários ovos de chocolate e bombons. E era essa a tradição de presentear a família e os amigos com um belo ovo de chocolate. E dá-lhe espinhas [borbulhas] na segunda-feira pós Páscoa.

O ovo simboliza o nascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo e é um símbolo desde a Antiguidade, época em que já era costume presentear as pessoas, por ocasião da Páscoa, com ovos enfeitados e coloridos. O ovo de chocolate é, portanto, o símbolo da vida.

Cá em Portugal os ovos de Páscoa são substituídos pelas amêndoas, que até lembram ovinhos pequenos. A variedade também é enorme, cobertas de açúcar ou chocolate. O interessante é que nos comércios as amêndoas são oferecidas aos clientes e também há troca de amêndoas entre familiares e amigos. Claro que se encontram ovos de chocolate nos mercados por cá, mas para além de caros não são tradicionais.

Mas em Portugal e no Brasil ele reina absoluto, o maior símbolo da Páscoa: o coelho! E espero que ele traga para todos vocês muitos ovos ou amêndoas, mas principalmente muita saúde!

FELIZ PÁSCOA!

3 COMEN TÁRIOS:

Rumi disse...

Aqui en Londres ja nao podemos dizer o mesmo...O que reina aqui e um inusitao numeros de galinhas e patos para simbolizar a Pascoa...
A sessao de chocolate e tao pequena que se nao prestar atencao vc nem ve no supermercado...AFFF

HYTALO MARCOS disse...

È ....pois graças a DEUS poder estar comemeorando esta data aqui no Brasil...heheh axo interessante a troca de carinho ao presentiar um amigo ou um parente querido...apezar que fora tbm acontece, mas o quero dizeer q os ovos de chocolante sao bem mas gostosos q amendoas ou galhinas e patos......Feliz pascoa a todos!!!!

Pedro Coelho disse...

E esta é mais uma das vezes em que eu sinto que estou do lado errado. Eu prefiro ovos de chocolate às amêndoas. Aliás, amêndoas até dispenso, só como mesmo aquelas que são de chocolate por fora e amêndoa por dentro (as mais caras :x)

Boa Páscoa e que esta inicie mais um ciclo fértil em vitórias e concretizações ;)