FESTAS DE LISBOA ‘11 - Abertura - 1 de Junho

terça-feira, 31 de maio de 2011

Já começam as FESTAS DE LISBOA’11.

Hoje, 1 de Junho, serão de uma só vez três espectáculos em três espaços históricos da cidade que darão início as Festas de Lisboa. Então, vamos ao calendário.

Para começar, a Compañia Puja! (Grupo argentino e espanhol) apresenta no Terreiro do Paço o espectáculo Do-Do Land, uma performance nas alturas, inspirada nos mundos de Lewis Carroll e da sua mais famosa obra, Alice no país das maravilhas. Um espectáculo aéreo que promete surpreender com suas imagens projectadas em grandes áreas da Praça mais famosa da Lisboa.


Dia: 1 de Junho
Horário: 21h30
Local: Terreiro do Paço
Actuação: Do-Do Land | Compania Puja
Valor: Acesso Livre

Acha que acabou? Ao fim deste espectáculo, prepare-se para um percurso de muita música, batucada e efeitos luminosos! Chega a vez dos italianos Dadadang Percussion Group actuarem. Suba pela Rua do Ouro na companhia deste grupo que transforma a ruas da cidade em um verdadeiro palco, numa trajectória entre o Terreiro do Paço e a Praça do Rossio.



Dia: 1 de Junho
Horário: 22h30
Local: Rua do Ouro
Actuação: Parada Dadadang Percussion Group
Valor: Acesso Livre

Por fim, já na Praça do Rossio, o público é convidado para uma proposta inusitada e interactiva. Caberá ao artista italiano Donato Sartori uma performance que irá cobrir o espaço urbano com uma teia aérea, como uma espécie de máscara, que irá cobrir os espectadores do evento e surpreender a todos com uma beleza nunca vista. E toda essa performance visual terá ainda o acompanhamento musical dos franceses Les Balayeurs du Desert.

Dia: 1 de Junho
Horário: 23h15
Local: Rossio
Actuação: Mascara Urbana de Donato Sartori
Concerto Les Balayeurs du Desert
Valor: Acesso Livre



Vem que a cidade já cheira a festa!

FESTAS DE LISBOA ‘11

sábado, 28 de maio de 2011

Senhoras e senhores, é com um grande prazer que informo que o mês de Junho está chegando… o mês das Festas dos Santos Populares! E vocês vêm junto comigo nesta festa!

O meu blog inaugura hoje o especial:

FESTAS DE LISBOA ‘11

Lisboa sai à rua para as festas dos Santos Populares: Santo António, São João e São Pedro. Fogueiras, marchas coloridas, cheiro a manjerico [manjericão no Brasil], divertem toda a cidade. Em Portugal, Santo António é muito venerado em Lisboa e o seu dia, 13 de Junho, é feriado municipal! Mas as festas começam logo na noite do dia 12. Todos os anos a cidade organiza as marchas populares, grande desfile alegórico que desce a Avenida da Liberdade, em que os bairros da cidade competem entre si.

Uma grande queima de fogo-de-artifício costuma encerrar o desfile. Os rapazes compram um manjerico (planta aromática) num pequeno vaso, para oferecer às namoradas, as quais trazem bandeirinhas com mensagens popular, por vezes marotas ou divertidas. A festa dura toda a noite e, um pouco por toda a cidade, há arraiais populares, locais de animação onde se comem sardinhas assadas na brasa, bife de porco (fêveras), chouriços, caldo verde (uma sopa feita com couve tipo mineira, cortada aos fiapos, o que lhe confere uma cor esverdeada) e se bebe vinho tinto e muita imperial. Ouve-se música e dança-se até de madrugada, sobretudo no antigo e muito típico Bairro de Alfama.

A cidade se enfeita como se fosse um gigantesco arraial. Os bairros mais típicos alegram-se de cor, de música, de festa e de muita, muita gente!

É claramente a maior festa do ano em Lisboa!

E porque as festas não se restringem ao dia 12 e 13 de Junho vou publicar informações sobre os inúmeros eventos que acorrem neste mês e relatar as festas que eu conseguir ir!

Se você estiver em Lisboa a turismo ou se for alfacinha (lisboeta) ou estiver aqui a passeio, entre em contacto, venha se divertir, comer, beber e se divertir imenso nestas festas!

Publicidades Brasil-Portugal

Sou fascinado por publicidades e adoro mais ainda as que abordam a temática Brasil-Portugal!

Assim, separei algumas publicidades feitas por agências brasileiras e portuguesas e que achei engraçadas.

As primeiras foram publicidades são da NIKE e que questionam de forma humorada se o Cristiano Ronaldo é realmente português, confiram:





Separei ainda publicidades sobre os famosos bolinhos de bacalhau português do HABIB’S:





E por fim, a SUMOL havia feito uma publicidade em Portugal sobre o seu novo suco [sumo] sabor Goiaba, fruta tipicamente brasileira, confiram:



Espero que tenham gostado e se quiserem podem sugerir algumas publicidades!

Episódio nº 4

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O resultado do programa do dia 12/05/2011.


A internet como ferramenta de uma nova Revolução

domingo, 22 de maio de 2011

A força que os media exercem sobre a sociedade é inquestionável e se utilizado com bons fins, os media se tornam uma ferramenta de apoio e denúncia nas questões sociais.

A História Mundial está repleta de exemplos desta utilização dos media como uma ferramenta social, e claro, Portugal também tem o seu exemplo.

A História portuguesa, está manchada por um período de 41 anos de ditadura (de 1933 a 1974), tendo sido governado em grande parte desta época pelo ditador António de Oliveira Salazar. Um longo período de opressão, medo e de atraso, inclusive na maneira de agir e pensar.

Até que no dia 25 de Abril de 1974 aconteceu a "Revolução dos Cravos", um golpe de Estado militar com o apoio popular, que culminou a implantação de um regime democrático e a futura entrada em vigor da nova Constituição do país.

O rádio teve uma função fulcral no êxito da Revolução dos Cravos. No dia anterior ao 25 de Abril de 1974 havia um “acordo” entre os militares, que consistia em uma acção simultânea das tropas do Movimento das Forças Armadas (MFA) quando algumas canções fossem tocadas na rádio. Era uma espécie de sinal da hora certa de agir.

E foi faltando uma hora e cinco minutos para o 25 de Abril que nos estúdios da Rádio Alfabeta dos Emissores Associados de Lisboa, ouviu-se a música “E depois do adeus” de Paulo de Carvalho. Era o sinal para os militares avançarem.

Logo depois, já no fatídico dia da revolução, à meia-noite e vinte, o "sinal" constituído pela canção Grândola, Vila Morena, de José Afonso, foi tocada na Rádio Renascença e servia para informar a todos as tropas que o golpe estava a correr conforme o previsto.

Poucas horas depois, a Rádio Clube Português foi ocupada pelos militares revolucionários e dos seus microfones foram transmitidos mensagens de liberdade e de pedido de apoio popular. Fazendo do dia 25 de Abril um dia histórico e que deu fim a décadas de repressão.

Passados mais de 35 anos da Revolução dos Cravos, Portugal está enfrentar um caos económico, político e social como nunca antes.

A nível político, após o Presidente da República, Cavaco Silva, anunciar que aceitou o pedido de demissão do primeiro-ministro, José Sócrates, a Assembleia da República foi dissolvida e neste momento Portugal está a menos de 20 dias das eleições que irá constituir a nova Assembleia, assim como o novo Primeiro-Ministro.

A nível económico, o país negocia empréstimos bilionários, com previsões de mais de 80 mil milhões de euros [bilhões no Brasil] a serem pagos nos próximos dois anos. Esse empréstimo do FMI implica medidas muito severas de austeridade ao povo português, aumento de impostos, cortes salariais e de subsídios. Tudo isso somado com o deficit e desemprego que aumenta a cada mês.

Em meio a todo o caos que o país enfrenta, a internet vem se mostrando uma ferramenta importantíssima de apoio social.

Foi no Facebook que iniciou-se o Movimento Geração à Rasca, um protesto que, no dia 12 de Março, tomou as ruas de diversas cidades portuguesas e que reuniu em Lisboa mais 300 mil pessoas em manifestação contra a precariedade, melhoria das condições de trabalho e o reconhecimento das qualificações.

É também na internet que disseminam vários vídeos de relevância social. Um dos vídeos que se tornou viral foi o chamado “O que os Finlandeses precisam de saber sobre Portugal”. O vídeo surgiu em resposta ao facto da Finlândia ter se mostrado contra a ajuda financeira a Portugal, podendo impedir o empréstimo bilionário da zona Euro e que agravaria ainda mais o caos económico português:



Outro vídeo que se destaca na internet é o chamado “Póstroika”, que apela a participação colectiva dos portugueses na mudança e mostra como o conformismo e a má gestão pública levaram o país a actual situação:



E o povo português continua sem saber as consequências dos empréstimos contraído pelo país e com medo do futuro tão incerto. Portugal agora colhe todos os males de anos e anos de má gestão e de aceitação de medidas que conduziram o país até este ponto.

Será a internet a nova ferramenta que levará o país a um novo 25 de Abril?

Episódio nº 3

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Confiram ai mais uma participação no programa:



Obrigado a todos que estão acompanhando e me dando força!