FESTAS DE LISBOA ‘11

sábado, 28 de maio de 2011

Senhoras e senhores, é com um grande prazer que informo que o mês de Junho está chegando… o mês das Festas dos Santos Populares! E vocês vêm junto comigo nesta festa!

O meu blog inaugura hoje o especial:

FESTAS DE LISBOA ‘11

Lisboa sai à rua para as festas dos Santos Populares: Santo António, São João e São Pedro. Fogueiras, marchas coloridas, cheiro a manjerico [manjericão no Brasil], divertem toda a cidade. Em Portugal, Santo António é muito venerado em Lisboa e o seu dia, 13 de Junho, é feriado municipal! Mas as festas começam logo na noite do dia 12. Todos os anos a cidade organiza as marchas populares, grande desfile alegórico que desce a Avenida da Liberdade, em que os bairros da cidade competem entre si.

Uma grande queima de fogo-de-artifício costuma encerrar o desfile. Os rapazes compram um manjerico (planta aromática) num pequeno vaso, para oferecer às namoradas, as quais trazem bandeirinhas com mensagens popular, por vezes marotas ou divertidas. A festa dura toda a noite e, um pouco por toda a cidade, há arraiais populares, locais de animação onde se comem sardinhas assadas na brasa, bife de porco (fêveras), chouriços, caldo verde (uma sopa feita com couve tipo mineira, cortada aos fiapos, o que lhe confere uma cor esverdeada) e se bebe vinho tinto e muita imperial. Ouve-se música e dança-se até de madrugada, sobretudo no antigo e muito típico Bairro de Alfama.

A cidade se enfeita como se fosse um gigantesco arraial. Os bairros mais típicos alegram-se de cor, de música, de festa e de muita, muita gente!

É claramente a maior festa do ano em Lisboa!

E porque as festas não se restringem ao dia 12 e 13 de Junho vou publicar informações sobre os inúmeros eventos que acorrem neste mês e relatar as festas que eu conseguir ir!

Se você estiver em Lisboa a turismo ou se for alfacinha (lisboeta) ou estiver aqui a passeio, entre em contacto, venha se divertir, comer, beber e se divertir imenso nestas festas!

0 COMEN TÁRIOS: