Portugal e sua estranha relação com Cristiano Ronaldo

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


Recentemente, o jogador Cristiano Ronaldo chegou a cidade de Guimarães, em Portugal, após ser convocado para um jogo da seleção portuguesa. Ao chegar na cidade, vários adeptos receberam-no com gritos de “Messi, Messi, Messi“. Mesmo insatisfeito com o acontecido, o jogador deu autógrafos, mas comentou com os jornalistas: “Que tristeza, meu Deus”.


Pois bem, moro em Portugal há cinco anos e em todo esse tempo sempre estranhei a relação dos portugueses com o jogador Cristiano Ronaldo. Claro que generalizar é burrice, mas não é estranho se tornar notícia em Portugal fatos que envolvem manifestações de desgosto ou até comentários de repudia ao jogador.

Talvez porque no Brasil tenhamos a cultura do futebol, ver um jogador brasileiro se destacar no país ou até no exterior é, por norma, visto como uma vitória. O menino pobre que, com o talento nos pés, fica famoso e multimilionário é quase um objeto de idolatria e o ideal de tantos brasileiros que jogam futebol.
Mas a relação entre Cristiano Ronaldo e seu país parece ser diferente. Obviamente que o CR7 tem inúmeros fãs em Portugal, mas o que me intriga é essa espécie de “ódio coletivo” que igualmente existe contra o jogador.

Já ouvi tanta coisa sobre o Cristiano Ronaldo. Alguns dizem que ele é “muito teatral” ou que “acha-se o melhor”. As vezes ele é simplesmente “paneleiro”, que em português brasileiro seria algo como “viado”.
Também recentemente, na última entrega do prêmio de melhor jogador do mundo pela FIFA, nas redes sociais, os portugueses quase aclamavam uma derrota do CR7 para o Messi. Foram inúmeros comentários de um povo que, ao invés de torcer e enaltecer um jogador de sua pátria e que muitas vezes leva o nome do país para o mundo, torce contra e deseja uma amarga derrota.

E foi assim. Ao perder para Messi, li vários comentários como esse: “Toma lá que é para ver se aprende Ronaldo”.

Eu me questiono se estes portugueses que gritam pela derrota do CR7, no fundo, no fundo, não sentiram uma pequena pontada de não ver seu país representado, mais uma vez, no palco da FIFA.

E o mesmo CR7 que é criticado e odiado, escolhe Portugal para suas férias com a família e também mantem aqui casa e familiares. Só espero que um dia Cristiano não vire as costas para o país que insiste em gritar por “Messi, Messi, Messi”.