O fenómeno chamado Tia Branca

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Já algumas vezes aqui no blog referenciei um choque existente entre a cultura brasileira e portuguesa no que toca a expressividade sexual.

Quase 40 anos sob a ditadura de Salazar, que pregava a unidade familiar, a moral, bons costumes e a submissão feminina (e ainda alguns fantasmas que as vezes assombram), fizeram com que os portugueses de um modo geral se fechassem, principalmente em assuntos tabus, como o sexo.

Por outro lado, estamos nós, os brasileiros de modo geral, celebrando culto ao corpo (está aí o carnaval que não me deixa mentir), ao prazer e porque não dizer, à felicidade!

Por isso, depois de alguns anos a viver em Portugal, fiquei surpreso com um novo fenómeno na televisão (e internet) portuguesa: A Tia Branca!

Tia Branca (uma personagem fictícia) é uma sexóloga que conduz um programa sobre dicas sexuais (o “Sex…ual”), de uma forma, digamos… sem medos, usando jargões escachados e que jamais poderíamos imaginar serem vistos na televisão, muito menos na portuguesa.

Do alto da sua bicicleta de ginásio ou a esmurrar o saco de areia, Tia Branca atende as ligações com as dúvidas e pedidos de conselhos sexuais dos telespectadores. E a cada programa as chamadas tornam-se mais surpreendentes e engraçadas. São pérolas e pérolas a cada nova chamada. É ver para crer:



O programa Sex…ual é transmitido pelo canal Regiões TV (RTV), de pouca expressividade em Portugal, mas que está conquistando o publico jovem na TV a cabo e na internet. Afinal os vídeos da Tia Branca já ultrapassaram a barreira das 500 mil exibições no Youtube, números consideravelmente grandes para as dimensões de Portugal.

E porque a Tia Branca merece um espaço especial no meu blog? Primeiro pela ousadia de colocar no ar um programa que enfrenta os tabus da sociedade portuguesa. Segundo por usar uma ferramenta fantástica chamada interactividade.

É possível sugerir, criticar, opinar e contactar directamente com a Tia Branca através da sua Página no Facebook ou no Twitter. E o melhor? A Tia Branca se preocupa em responder um a um dos seus telespectadores/internautas.

E para aqueles que acompanham o seu trabalho desde o início, a Tia Branca as vezes reserva uma surpresa. Para mim a surpresa foi mundo grande, com direito aos parabéns pelo meu aniversário, directamente do Sex…ual. Vejam, a partir dos 0:48



Sex…ual
Sábados à meia-noite
No Canal 193 da Zon ou em directo pelo http://www.rtv.com.pt/
Vídeos disponíveis pelo Youtube Chanel: http://www.youtube.com/user/RegioesTv

2 COMEN TÁRIOS:

Renata Gervatauskas disse...

querido, achei ótima a Tia Branca, uma revolução nos costumes portugueses! só que vc postou o mesmo vídeo nas duas vezes... bjs

Tiabranca disse...

Obrigada amigão! Grande beijinho!! Tá muito fugidinho, sabia? heheh! Chuack e mais uma vez obrigada por esta referência à Titia!