Reflexão sobre o verão em Portugal

sábado, 23 de agosto de 2008

Nesse momento o Brasil está passando pelo Inverno e aqui, ao contrário, estamos no alto verão.

E quem acha que na Europa o calor não existe está muito enganado.

São aproximadamente três meses de verão escaldante, com temperaturas altíssimas e tempo, por vezes, muito seco.

E o hobbie da maioria dos portugueses: Ir a praia!

Bermudas, camisetas sem manga, chinelinho de dedo (a maioria Havaianas com a banderinha do Brasil estampada) e as malas com as toalhas de praia. Esse é o traje de final de semana em Lisboa.

As praias são bonitas, água bem limpa, areia clara, mas confesso que se comparado as do Brasil as praias daqui não tem graça nenhuma.

Eu explico!

Quem já foi em alguma praia como por exemplo na cidade de Salvador deve saber como é. Muita música, bares e quiosques por toda a orla da praia, um mar delicioso com uma temperatura ótima.

Já aqui... nada de bares, nada de música, só você, a praia e as pessoas ao seu lado. No entanto, o que mais me incomoda é a temperatura do mar.

Aqui em Lisboa, a média da água varia entre 10 a 12º C. Para entrar no mar só mesmo em caso de desespero.

Ou seja, ir a praia é sinônimo de pegar um bronze, fazer algum esporte na areia e só!

Fui uma vez a praia no começo do verão. Depois de duas horas, já muito entediado resolvi vir embora. Já estamos no fim do verão e não voltei mais a praia! E olha que a praia fica só a 15 km daqui.

Dizem que no Algarve, região do sul de Portugal, as praias são mais bonitas ainda e que a temperatura da água aumenta.

Pode até ser, mas uma água de 16 a 20º C ainda não me anima muito.

Por enquanto vou ficando em casa ou optando por outros programas.

Já nas ruas, os portugueses super bronzeados, com a pele descascando e marquinhas de biquini chegam para mim e dizem: “Nossa, como você está branco, nem parece que é brasileiro”.

E eu, só penso comigo: Que saudade Salvador! Que saudade!

3 COMEN TÁRIOS:

Mônica disse...

Nossa, netto... O inverno do Brasil está escaldante, então... Aqui em Jataí está insupotável o calor... talvez pq não tenha praia... mas o qu vc disse é verdade, vários países podem ser considerados maravilhosos, evoluidos e tudo mais, mas nenhum tem o calor, animação dos brasileiros... não é?

Chantall Stilus News disse...

Tenho que concordar com a Mônica, o calor em Jataí está um verdadeiro inferno. Tenho conversado com muitas portuguesas e elas me contam muito sobre o Porrrrrrrrrtugal.
Gostei do blog e de seus relatos, se bem que a temperatura da água aí não é muito diferente das praias do Rio não. Heheheeee. São geladas demais.

Antônio de Freitas Netto disse...

Olha Chinthya... vou te dizer que já fui, por exemplo, as praias de Cabo Frio-RJ (nome sujestivo para a questão em debate) e apesar de lá as temperaturas da água serem frias, nem se comparam a dolorosa temperatura das águas daqui! friiiio de verdade!