As praxes

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

As férias acabaram! É uma pena, porque agora começam novamente as minhas idas e vindas exaustivas de casa-facul-trabalho.

Mas a grande vantagem foi rever todo o pessoal da faculdade. Revi amigos portugueses que estavam de Erasmus (programa de intercâmbio) e pessoas que já não via desde que as aulas tinham acabado.

A grande novidade deste semestre, pelo menos para mim, foram as praxes. Para quem não sabe é uma espécie de trote no Brasil, só que muito mais divertido.

Os alunos caloiros [calouros] são praxados pelos veteranos. No semestre passado eu não consegui participar porque não tinha ido as duas primeiras semanas de aula. Mas desta vez eu participei, e como veterano-sargento-muito-mal.

As brincadeiras das praxes são as mais diversas. Pelo menos por uma semana, os caloiros se submetem as ordens e jogos que os veteranos organizam. Dentre elas, cantar em público músicas com letras super pornográficas, obedecer as ordens dos veteranos, comer no refeitório com as mãos atadas uns aos outros e utilizando apenas facas. E aqueles que não cumprem as ordens são castigados com flexões ou provas como matar formiga a grito, etc.

Um das provas mais divertidas é o rally-tascas, uma espécie de corrida em que os caloiros devem encontrar os “postos de bebidas”, cumprir uma prova e beber uma bebida forte. Depois de dez “postos de bebidas”, bebendo as mais diversas combinações de álcool, o resultado final é uma bebedeira em grupo linda.


O objectivo disto tudo? A integração dos caloiros entre si e com os veteranos. E depois das praxes eu compreendi que isto é fantástico, pois todos ficaram muito amigos e muitos caloiros sentiram pena das praxes terem terminado.

Ontem, as praxes acabaram com o baptismo. Levamos todos os caloiros para a Expo, para um banho no famoso vulcão de água. Lá ficamos todos encharcados mas sempre a gritar e a cantar. E oficialmente os veteranos abençoam os seus caloiros-afilhados e vão acompanhá-los e ajudá-los no que for preciso nos anos de estudo que seguem.
Agradeço a todos os veteranos que se empenharam tanto para a realização fantástica desta semana de praxes e a todos os caloiros que aceitaram participar com um belo espírito desportivo!

Agora vamos estudar porque a vida não é feita só de festa!

5 COMEN TÁRIOS:

Marta disse...

Foi simplesmente LINDO!
Obrigada por todos os momentos que nos proporcionaram! :D

Beijinhos

Anônimo disse...

Foi uma semana fantástica! :)
Obrigada pela forma calorosa como nos receberam.

Beijinhos, caloira Ilda Pais

Teresa disse...

Continuas a surpreender-me cada vez que escreves as façanhas do belo povo português...o resultado? Um belo sorriso na cara...por tudo aquilo que me fazes recordar de bom e por saber aquilo que pensas de nós através do teu olhar analista :)
Divertir e instruir...lema de vida e de personalidade.
E bom ter-te connosco Netto...o veterano de R puxado.
Beijão querido

Renato disse...

Deve ter sido muito bom ver esses caloirinhos 'bebinhos' por aí !!! rs. Mas, fiquei sabendo de um striper, verdade? Quem fez? =X

Tiago disse...

ESTUDAR???... depois desta semana quem é que raio pensa nisso... deves tar bebado ainda padrinho xD