Leitura: "A Vida num Sopro"

domingo, 18 de julho de 2010

Hoje terminei de ler o romance “A Vida num Sopro” de José Rodrigues dos Santos.

Nunca gostei de romances e confesso que comecei a ler o livro por dois motivos: primeiro porque o autor para além de ser pivô da RTP também era meu professor na universidade e criei uma expectativa no estilo literário do senhor; segundo porque o romance abordava temas históricos que muito me interessavam, como o período ditatorial português - anos 30 - e a guerra espanhola.

Mas o livro me surpreendeu pela positiva! A forma como José Rodrigues dos Santos conduz a narrativa faz com que até mesmo as partes extremamente lamechas trabalhem na construção do carácter do personagem principal, Luís.

Na verdade o livro mostra muito mais do que o habitual “viveram felizes para sempre” dos romances pincelados a mel, mas também até onde alguém pode ir pela sua ideologia e por seus amores.

Este livro envolve o sentimento de patriotismo, a busca pelos direitos e põe-nos a pensar o valor da democracia e o quão complicado é uma ditadura – inclusive até onde se pode chegar para ter ou manter o poder.

Um belíssimo trabalho jornalístico transformado em literário, riquíssimo em detalhes e trabalhado de forma magistral por Rodrigues dos Santos.

Um final tão surpreendente que foge completamente aos padrões dos romances e que arrancam-nos algumas lágrimas!

Vale a pena ler!

Recomendação para as férias!

1 COMEN TÁRIOS:

Anônimo disse...

Netto,

Não conheço o autor, mas muito me interessa conhecer. Vou ver se acho o livro por aqui, senão vou contrabandear um pra cá. rs...

beijins

Débora Tenca